5 dicas para você estudar para o Enem

estudando

Na reta final do Enem, faltando apenas dois meses para as provas que serão nos próximos dias 24 e 25 de outubro, muitos estudantes estão com força total nos estudos para aproveitar o tempo que ainda resta para rever o conteúdo das disciplinas, ou ainda estudando o que ainda falta. No entanto, ficar desesperado na última hora não é o caminho. Listamos a seguir, 5 dicas para você estudar para a prova e se dar bem no Enem.

Dica 1: Estabeleça regras

Pode parecer careta, mas acredite, é importante dividir seu tempo com atividades determinadas e fazer das tarefas uma rotina, assim sua mente e seu corpo se adaptam melhor. Divida o seu horário disponível entre as disciplinas a serem estudadas, sem esquecer as pausas para as refeições e descanso. Quando não é estabelecido um cronograma fixo, você sempre vai correr o risco de um dia estudar em um horário, outro dia em outro, ou ainda nem estudar. Além disso, divida o conteúdo das disciplinas também para não ficar nada de fora. Agora, determinar o mesmo tempo de estudo para todas as disciplinas é questionável, pois você pode ter maior domínio de uma e não precisar de tanto estudo, no entanto, nas disciplinas que você possui maior dificuldade, precise se dedicar mais. Esse ritmo quem deve sentir é você.

Dica 2: Quantidade não representa qualidade

Não se assuste quando alguém disser que estuda 10 horas por dia, 15 horas por dia ou mais. Quanto mais estudo, não quer dizer necessariamente que é mais conteúdo absorvido. Claro, a probabilidade de um aluno que estude mais conseguir captar mais conteúdo é maior, porém as pessoas são diferentes e seu ritmo de estudo também. O importante é independentemente do tempo que você estudar, que esse tempo seja tão produtivo que você consiga compreender tudo aquilo que leu. Isso é verdadeiramente estudar. Ficar diante dos livros ou do computador por muitas horas, mas sem atenção é perda de tempo.

Dica 3: Entender e não decorar

Tudo aquilo que se decora, serve por um curto período de tempo e é mais fácil de esquecer, no entanto, quando se entende você consegue aplicar a outras situações e sua memória apropria aquilo por um maior período de tempo. Decorar e entender são coisas diferentes. Entender permite você criar relações e fazer aplicações que ao decorar talvez você não consiga.

Dica 4: Provas e simulados

A melhor maneira de se preparar para prova é treinar a prática, ou seja, sempre que estudar determinado conteúdo pratique intensamente, pois isso permite que a sua memória fixe todo o conteúdo. Quanto mais provas e simulados fizer, mais habituado estará com as questões, além de ganhar mais agilidade e compreensão para resolver as questões.

Dica 5: Fique atento aos temas de atualidades

Estudar todo o conteúdo necessário e cobrado na prova, das quatro áreas do conhecimento é essencial. Contudo, não deixe de reservar um tempo para ler as notícias e saber o que está acontecendo nas diversas áreas. Muitas questões são elaboradas de acordo com assuntos da mídia, além disso, para a redação você precisa ter argumentos suficientes para sustentar sua opinião e, para isso, estar antenado nas notícias e fatos no Brasil e no mundo é o que te ajudará na hora da prova.

Notícias relacionadas