5 filmes para você estudar para o ENEM durante as férias

claquete-1276814-1279x1117

Julho, mês de férias. Está na hora de dar uma pausa para aquele descanso, certo? É preciso descansar sim, mas aproveite o tempo livre, por exemplo, para assistir filmes que podem te ajudar com conteúdos históricos e discussões sociais que podem ser cobrados nas provas.

Adeus Lênin

Ano: 2003

Adeus Lênin é um filme que mescla drama e humor e conta uma história sobre os rumos do mundo em função do capitalismo e do socialismo, ao discutir o conceito de liberdade a partir do pano de fundo do período da Guerra Fria. A história se passa na Alemanha oriental, atravessando as décadas de 70 e 80 do século XX, chegando até o início dos anos 90.

Guerra de Canudos

Ano: 1997

A Guerra de Canudos foi um confronto entre um movimento popular de fundo sócio religioso e o Exército da República, que durou de 1896 a 1897. A Guerra significou a luta e resistência das populações marginalizadas do sertão nordestino no final do século XIX.

Lincoln

Ano: 2013

O filme se passa durante a Guerra Civil norte-americana, que acabou com a vitória do Norte. Ao mesmo tempo em que se preocupava com o conflito, o o 16º presidente norte-americano, Abraham Lincoln, travava uma batalha ainda mais difícil em Washington. Ao lado de seus colegas de partido, ele tentava passar uma emenda à Constituição dos Estados Unidos que acabava com a escravidão.

Olga

Ano: 2004

O filme narra a história da revolucionária alemã Olga Benário Prestes, uma jovem judia alemã, desde a sua adolescência em Munique, passando pelo romance com o líder comunista Luís Carlos Prestes, até o nascimento de sua filha Anita Prestes.

O Menino de Pijama Listrado

Ano: 2008

O menino Bruno de 8 anos, é filho de um oficial nazista que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel, um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada.

 

Notícias relacionadas