3 atualidades que você precisa saber

cofrinho

É importante você ficar antenado a tudo que acontece no Brasil e no mundo para poder entender muitas das questões cobradas na prova e, principalmente, saber argumentar no caso de uma redação.

A crise econômica brasileira

Do fim dos anos 90 até o início de 2012 houve um aumento significativo no preço das commodities brasileiras no mercado internacional. Ajudado pelo boom das commodities, Lula encorajou as exportações e estimulou a liberação de crédito pelos bancos públicos para financiar o desenvolvimento. Mais de 40 milhões de brasileiros deixaram a pobreza e se tornaram a “nova classe média”. O estímulo ao consumo e a forte demanda por produtos não foram acompanhados pelo crescimento na produtividade. Com a piora do contexto internacional devido à desaceleração da economia chinesa, a equipe do governo decidiu retomar as políticas anticíclicas, reduzindo a taxa básica de juros, cortando impostos e ampliando o gasto público.

Ativismo digital

O ativismo digital, ou ciberativismo, por sua vez, utiliza-se do mesmo conceito, a característica que o particulariza é a utilização da internet para criar e organizar essas discussões e reivindicações sobre assuntos de interesse de determinados grupos. A exemplo do que aconteceu em 2013, as manifestações nas redes sociais relacionadas às ondas de protestos em todo o País impactaram 94 milhões de pessoas somente pelas redes sociais. Pesquisa F/Radar, realizada pela F/Nazca com o apoio operacional do Datafolha, revela que desde 2011 o envolvimento dos brasileiros com mobilizações via internet saltou de 16% para 26% dos internautas.

Mobilidade urbana

O deslocamento de pessoas, em busca de bens e serviços de qualidade, oportunidades de qualificação e empregos, acarreta, nas regiões metropolitanas e grandes capitais, localidades de concentração populacional. A Política Nacional de Mobilidade Urbana – PNMU (Lei 12.587 de 2012) determina que os municípios com população acima de 20.000 (vinte mil) habitantes, e os demais obrigados à elaboração do plano diretor, devem apresentar seu Plano de Mobilidade Urbana como condição para receber recursos orçamentários federais destinados à mobilidade urbana.

Notícias relacionadas