Descansar é tão importante quanto estudar

dormir

As provas do Enem serão nos próximos dias 24 e 25 de outubro e, muitos estudantes estão com força total nos estudos para aproveitar o tempo que ainda resta para rever o conteúdo das disciplinas, ou ainda estudando o que ainda falta. No entanto, não se deve esquecer as pausas para o descanso.

Uma pesquisa da Universidade de Nova York (EUA) mostrou que períodos de total descanso, após o aprendizado, são capazes de afiar a memória. Um estudo realizado com ratos pela Universidade da Califórnia, em São Francisco, descobriram que quando os mesmos passam por uma experiência nova, como explorar uma área desconhecida, seus cérebros mostram novos padrões de atividade. No entanto, somente quando os animais fazem uma pausa é que eles processam esses padrões de maneira a criar uma memória persistente da experiência. Por fim, na Universidade de Michigan, um estudo descobriu que as pessoas aprendiam significativamente melhor após uma caminhada na natureza do que num denso ambiente urbano, o que mostra que processar um bombardeio de informações deixa as pessoas fatigadas.

Por isso, além de se preparar para a prova durante longas horas do dia, é importante não se esquecer do descanso, pois isso também contribui para a sua memorização.

Notícias relacionadas