Dicas para você fixar o conteúdo estudado

revistas e livros

Com tanta disciplina a ser explorada e com as inúmeras peculiaridades de conteúdo, convenhamos que estudar não é tarefa fácil. Datas, fórmulas e fatos para memorizar, informações a serem compreendidas e tantos outros detalhes que os examinadores não perdoam. Por isso, selecionamos algumas dicas importantes que vão te ajudar na hora de lembrar o conteúdo para responder uma questão da prova.

Fazer resumos

Os resumos devem ser bem sucintos, pois transcrever trechos inteiros não vai adiantar. O que deve ser feito é escrever em poucas palavras o seu entendimento sobre o assunto.

Fazer simulados

Intercale exercícios sempre que estiver estudando, assim seu cérebro entenderá que vai precisar acessar essas informações que estão sendo adquiridas. Além disso, testar seu conhecimento com erros e acertos é a melhor forma de fixar o conteúdo.

Mapas mentais

Os desenhos feitos em um mapa mental partem de um único centro, a partir do qual são irradiadas as informações relacionadas. Mapas mentais são úteis não apenas para “decorar a matéria”, mas para registrar de forma inteligente e que permita revisões rápidas.

Falar em voz alta

A maioria das pessoas memoriza melhor quando fala, por isso, à medida que a leitura avançar, faça pausas e repita em voz alta aquilo que já foi lido. É mais fácil lembrar-se mais e melhor daquilo que foi dito ou daquilo que não foi dito.

Explicar para outra pessoa

Quando você tenta explicar algo para o outro, você obriga o seu cérebro a criar linhas de raciocínio, a fim de tornar a informação clara e compreensível.

Elaborar siglas ou frases

A síntese é o gatilho para a memória recuperar o que foi estudado, sendo ferramenta mental que você vai utilizar para lembrar. E uma das formas sugeridas é elaborar siglas com as palavras chave do conteúdo a ser lembrado ou criar frases ou histórias “malucas” que, pelo caráter inusitado, são mais fáceis de lembrar.

Notícias relacionadas