O que é cobrado no Enem em “Linguagens, códigos e suas tecnologias”?

IMAGEM_LINGUAGEM_

Quando ouvimos falar em linguagens, isso significa muito mais que a língua escrita ou falada com expressões formais e coloquiais. Tudo o que está a nossa volta pode ser lido e possui símbolos e códigos próprios. Observe alguns exemplos que podemos relacionar e, principalmente que podem cobrados no Enem:

Gráficos, tabelas, estatísticas, desenhos geométricos e outras linguagens matemáticas; pinturas, desenhos, fotos, músicas, cinema, dança e outras manifestações artísticas.

Assim, ler o mundo se torna uma viagem fascinante e adequada a cada situação da vida real.

Essa competência a ser construída, na verdade, está ligada a diversos contextos escolares e deve ser trabalhada por todas as áreas do conhecimento, utilizando, por exemplo, atividades que envolvam a leitura de filmes, documentários, jornais em que estatísticas possam ser analisadas, opiniões e informações correlacionadas, produções de textos argumentativos desenvolvidos, relações com contextos históricos formadas, diálogos serem estabelecidos.

Fazer inferências e articular informações para concluir um raciocínio ou deduzir um resultado é exatamente a competência que aborda o domínio de linguagens.

Então, informe e prepare seu corpo docente e vamos trabalhar um passo à frente.

Notícias relacionadas