6 livros para ler antes da prova do Enem

livros

Apesar de não possuir uma listagem definida com as leituras obrigatórias, assim como fazem muitos vestibulares, o Enem exige na prova de literatura que o aluno tenha conhecimento dos movimentos que interferiram na cultura e na sociedade durante a história, principalmente no que diz respeito aos autores brasileiros.

Listamos abaixo 6 livros que você não pode deixar de ler, pois são marcos na literatura.

A hora da estrela

Autora: Clarice Lispector
O livro que tem como narrador Rodrigo S.M., alter ego da autora, relata a vida da jovem nordestina Macabéa, ao mesmo tempo em que reflete sobre os sonhos, as manias e os conflitos internos da garota.

Grande Sertão: Veredas

Autor: Guimarães Rosa
Na obra, o ex-jagunço Riobaldo relata uma extensa e perturbadora narrativa, onde relembra suas lutas, seus medos e o amor reprimido por Diadorim.

Triste Fim de Policarpo Quaresma

Autor: Lima Barreto
Por meio da vida tragicômica do major Quaresma, um nacionalista fanático, ingênuo e idealista, apresenta uma visão agressiva e realista, dotado de veemente crítica ao nacionalismo, representado na figura do protagonista Policarpo Quaresma.

Memórias Póstumas de Brás Cubas

Autor: Machado de Assis
A história é o relato de um narrador que resolve contar sua vida depois de morto. Dessa perspectiva, emite opiniões sem se preocupar com o julgamento que os vivos podem fazer dele.

Vidas Secas

Autor: Graciliano Ramos
O romance narra à história da retirada de uma família de nordestinos por causa da seca. Através da narrativa, o leitor entra em contato com a paisagem hostil do sertão nordestino, onde quatro pessoas e uma cachorrinha se arrastam numa peregrinação silenciosa.

Iracema

Autor: José de Alencar
A narrativa estrutura-se em torno da história do amor de Martim por Iracema, onde a relação entre Martim e Iracema significa a união entre o branco colonizador e o índio.

Notícias relacionadas