Você sabe quais são as matrizes de referência cobradas na redação?

modern-student-1496684-639x426 (1)

Na prova de redação, você aluno deve elaborar uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural, produzindo um texto dissertativo-argumentativo em prosa.

A correção da redação do Enem está baseada em cinco competências da matriz de referência da prova, são elas:

I – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

Essa primeira competência pode complicar a vida de muita gente. Isso porque, saber transitar entre a língua falada e a escrita pode ser um empecilho. É importante lembrar que, a partir do momento que você está escrevendo para alguém e, principalmente em uma prova ou um concurso, deve-se cuidar para não escrever gírias, jargões e erros de português.

II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das varias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

É importante desenvolver o tema com base na estrutura da dissertação que divide-se entre introdução, na qual você contextualiza o tema até chegar no foco escolhido do assunto, posteriormente escreve de dois a três parágrafos sobre o desenvolvimento do assunto, lembrando de utilizar fatos históricos, dados e outras informações que sustentem seu ponto de vista e, por último, realiza o fechamento do assunto.

III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Nessa competência, o conhecimento geral e, principalmente atualidades pode te ajudar na seleção de exemplos, seja a favor ou contra, é importante ter argumentos e, principalmente pontuar exemplos que possam endossar a sua opinião.

IV – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

A utilização de mecanismos linguísticos tais como a correta aplicação da coesão e da coerência, são importantes ferramentas para a unidade do texto. A coesão é a ligação harmoniosa entre os parágrafos, enquanto a coerência é o concatenamento das ideias, de forma que o leitor possa compreender a mensagem.

V – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Na dissertação, você estudante precisa sugerir uma proposta de solução para a reflexão apresentada, de modo que as suas ideias não desrespeitem direitos tais como à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre outros.

Notícias relacionadas