Você sabia que através do ENEM é possível obter o certificado de conclusão do Ensino Médio?

graduation

Os participantes maiores de 18 anos que ainda não concluíram a escolarização básica podem participar do Enem e pleitear a certificação no ensino médio junto a uma das instituições que aderiram ao processo – secretarias estaduais e institutos federais de educação.

Os participantes do Enem interessados em obter o certificado de conclusão do Ensino Médio ou a declaração parcial de proficiência deverá atender aos seguintes requisitos:

  1. indicar a pretensão de utilizar os resultados de desempenho no exame para fins de certificação de conclusão do Ensino Médio, no ato da inscrição, bem como a Instituição Certificadora;
  2. possuir no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da primeira prova de cada edição do exame;
  3. atingir o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame;
  4. atingir o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na redação.

Atendidos os requisitos necessários à obtenção do certificado de conclusão do Ensino Médio ou da declaração parcial de proficiência, as instituições certificadoras são as responsáveis pela emissão desses documentos aos participantes do Enem que a tenham indicado no momento da inscrição.

Para saber quais Secretarias de Estado de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia utilizam o Enem para fins de certificação, confira no Anexo I do Edital:

download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2014/edital_enem_2014.pdf

Notícias relacionadas